PODCAST: O DIA EM QUE TUDO DEU ERRADO
O que rolou de verdade foi Arnaldo Antunes, Funk Como Le Gusta, Gabriel Musak, De Leve e Davi Moraes. Ouve lá e não vale ficar rindo da nossa cara!
O blogue do programa de música pop em português
da Rádio Centre-Ville FM, 102,3, Montréal.
Essa habilidade de passear sobre a tênue linha que separa o pop do experimental, essa pós-modernidade musical, acomete alguns dos mais interessantes projetos brasileiros hoje. Ainda que se note discretamente alguns sotaques locais, são artistas que fazem música apátrida, desprendida de amarras nacionalistas. Brasileiros simplesmente porque criam no Brasil, e, como é natural, isso pode se refletir de algum modo em seus trabalhos. Mas longe - muito longe - de soar como mistura de ritmos for export.
Após conquistar os franceses, "Cru", segundo disco de Seu Jorge, acaba de chegar ao Brasil. Gravado na França --onde foi lançado no fim do ano passado--, o novo álbum do músico chega às lojas quatro anos depois do lançamento do elogiado "Samba Esporte Fino".
Entre um e outro, apostou no seu lado ator. Depois de ganhar fama como o Mané Galinha, de "Cidade de Deus", atuou em "A Vida Marinha de Steve Zissou", de Wes Anderson, em 2004, e no nacional "Casa de Areia" (2005).
Na nova investida musical, Seu Jorge deixou os elementos eletrônicos de lado e optou por um esquema quase acústico, baseado em voz e violão.
O samba "Tive Razão" abre o disco e é seguido por "Mania de Peitão", uma brincadeira em tom de crítica com as mulheres que colocam silicone, com direito a citação de "Ai que Saudades da Amélia".
Em "Eu Sou Favela", deixa a ironia de lado para dizer que "A favela nunca foi reduto de marginal/ Ela só tem gente humilde, marginalizada/ E essa verdade não sai no jornal".
O inusitado fica por conta de "Chatterton", versão de uma música francesa, e "Fiore de la Città", cantada em italiano.
É impressionante como os brasileiros fazem sucesso fora antes de aparecer no Brasil... tantos talentos aqui e o reconhecimento vem do exterior. É por isso que a galera debanda, com razão. Ainda bem que existem pessoas que dão valor ao trabalho dessa moçada!
E além de excelente músico, Seu Jorge é um excelente ator. Vale conferir a atuação dele como o jovem Massu no filme "Casa de Areia", de Andrucha Waddington. O filme conta com as atrizes (maravilhosas) Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.