Send As SMS

O blogue do programa de música pop em português
da Rádio Centre-Ville FM, 102,3, Montréal.

23.10.04

COMER COMER

G.K. Chesterton já disse que comer ouvindo música é um insulto ao cozinheiro e ao violonista. Eu cá quase sempre acho o mesmo. Afinal, o cantor de churrascaria não virou um mito nacional à toa. Mas cantar sobre comes e bebes é uma história diferente, e uma tradição no nosso cancioneiro. Comida é metáfora para o ser amado - como na maravilhosa Amendoim Torradinho, imortalizada na voz de Ângela Maria -, ou simplesmente o tema direto e reto de inúmeras canções, Vatapá (Dorival Caymmi) e Feijoada Completa (Chico Buarque) vindo à mente mais rapidamente. João Bosco e Aldir Blanc fizeram o clássico hino de tons esquerdistas Rancho da Goiabada, uma marcha-rancho que fala sobre desejos alimentares nunca saciados pelos bóias-frias, que tomam então uma cachaça pra enquentar o estômago.

Em um mundo em que metade das pessoas sabe o que a outra metade faz, não podemos viver com fome e desnutrição em uma parte do mundo enquanto as pessoas da outra parte não são apenas bem-nutridas, mas supernutridas.

Hoje, pela primeira vez na história da humanidade, temos a capacidade produtiva de alimentar a todos no mundo, e o conhecimento técnico para garantir que os estômagos estejam não apenas cheios mas também que seus corpos estejam nutridos adequadamente com os ingredientes essenciais para o crescimento e a saúde.

O problema básico é ético.


Margaret Mead, 1969.



Eis a lista de canções do último Parababélico:

renato cohen - light galinha 5'33

jair oliveira e otto - fome danada 2'31

pato fu - pinga 3'40

mão morta - gin tonic 3'11

dead combo - polaroid omelete 2'46

joão afonso - segredos da cozinha

ghoak - a vingança da beringela 2'17

tara perdida - batata frita '37

ena pá 2000 - pudim '41

rogério skylab - carne humana 3'28

itamar assumpção e jards macalé - laranja madura 5'58

otto - café preto 3'17

Não deu tempo de tocar tudo... Considere esta lista como um "ideal".