Send As SMS

O blogue do programa de música pop em português
da Rádio Centre-Ville FM, 102,3, Montréal.

15.10.04

NO AGUARDO DA REVOLUÇÃO (ah tá...)

Em papo com o meu amigo cineasta conhecido como "o sérbio louco" sobre a falada revolução do cinema por conta das baratas câmeras digitais, vi-me fazendo uma apologia elitista, mal-grado meu. Defendi o argumento simples de que papel e caneta baratos nunca geraram uma revolução literária, porque o que vale é a distribuição (as editoras), que é sempre controlada pelas garras de uma elite que, darwinianamente, agarra-se com unhas e dentes a seus privilégios, ainda que por vezes inconscientemente. Pior: mesmo que se "democratize" a distribuição, os canais tradicionais definidores de quem vai levar os louros (a mídia impressa e televisionada), de quem tem valor, de quem está no topo, continuam a operar nos novos meios.

Senão, vejamos. Napster primeiro e depois Soulseek e Kazaa pareciam uma revolução na distribuição da música pop: fácil, gratuito, com recursos bacanas e potencial imenso. A histeria do Metallica e Madonna pareciam, antes de mais nada, ótimos sinais de que o status quo dos latifundiários do pop estava ameaçado. Êba! Vai daí que, anos depois do uso de programas P2P, o que se vê? Neguinho baixando música sem a menor criatividade. Britney e Eminem estão na parada de Hong Kong, Califórnia, e do ciberespaço - no próprio Soulseek.

Mas o sinal que mais evidencia a mania do usuário de se manter preso aos paradigmas antigos de consumo musical é a forma que se baixa música no maior P2P do planeta: álbuns inteiros. Tem gente que até ameaça te "banir" caso você não compartilhe álbuns inteiros no Soulseek. Poucos usuários querem fazer seus próprios mixes e difundi-los na rede (e eu nem tou falando de fazer música! Só de escolher uma seqüencia, tipo aquela fitinha cassete que se faz pra namorada, saca?). Nunca vejo souseekers (eu me incluo nessa, mano, mea culpa) criando sets de DJs que provavelmente gerariam curiosidades novas ou apresentariam artistas desconhecidos à rede. O Soulseek tem potencial tecnológico pra virar comunidade (e a moçada até faz força: eles chegaram a lançar um selo virtual pra catar música de graça, idéia ótima, que aparentemente não vinga). Mas continua apenas como uma ferramenta para distribuição ilegal do trash da indústria. Até quando?

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas buscando formas de ganar dinero[/b]
Hemos encontrado la mejor pagina web en internet de como trabajo casa. Como fue de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son unicamente metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

4:35 AM  

Postar um comentário

<< Home