Send As SMS

O blogue do programa de música pop em português
da Rádio Centre-Ville FM, 102,3, Montréal.

7.3.05

SAMBA GRINGO ATIVISTA ?

Ou samba ativista de gringo? Ou gringo sambando ativado? Como chamar esse trem eu não sei bem, mas o negócio é que tem europeu achando que o nosso velho conhecido samba-reggae, aquele da Bahia dos trios elétricos, é a melhor trilha sonora para protestar contra o capitalismo selvagem, como noticiou a BBC aqui.

"O samba está se tornando a trilha sonora informal de manifestações políticas em diferentes capitais européias. Um dos principais grupos de sambistas-ativistas é o londrino Rhythms of Resistance (Ritmos da Resistência), que conta com cerca de cem integrantes.

Além deles, há grupos de sambistas-ativistas em cidades tão diversas como Paris, Barcelona, Praga e até mesmo Tóquio e Seattle, onde um das mais destacados grupos é Infernal Noise Brigade (Brigada Infernal do Som)."


Parece que esses jovens branquelos engajados estão a copiar alegremente não só a batucada, mas também algumas poucas idéias de ação comunitária dos blocos afros soteropolitanos, aparentemente sem muita reflexão sobre apropriação cultural... O que pra mim tá beleza, mas tou sabendo de muita gente que ia abrir o berreiro.

Veja o site dos ingleses Rhythms of Resistance aqui.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu jah vi um grupo de batuque em Montreal, o Le Bloco, ,mas acho que eles nao fazem politica, soh diversao mesmo. legal o seu blog, vou visitar sempre

5:58 PM  

Postar um comentário

<< Home