Send As SMS

O blogue do programa de música pop em português
da Rádio Centre-Ville FM, 102,3, Montréal.

20.9.04

PODE CATAR, É NA FAIXA

Começou com o movimento do software livre, e agora abarca música e texto. A idéia de que a propriedade intelectual pode ser compartilhada sem custo, ou até, nos veios mais radicais, que existe criação intelectual, mas não propriedade. Grosso modo, os visionários defensores do chamado copyleft acreditam que abrir um produto cultural e desvinculá-lo de fins comerciais possibilita perspectivas revolucionárias para a fomentação da criatividade. E tem gente abraçando a causa e dando de graça o produto de seu suor.

O rapper BNegão é um deles. Dá para catar o seu disco novo, Enxugando Gelo, sem desembolsar um tostão. BNegão é esperto, antenado e acima de tudo, um grande artista.

E o coletivo brasileiro Re:Combo entrou na onda disponibilizando textos, imagens e sons pela rede. E tem mais gente no Brasil Varonil atacando no front pela música, dá uma olhada nesta matéria da Folha de S.Paulo.

"A fruição da música (e não só) está a mudar, a 'cultura de massas' deixa o lugar livre para uma nova forma de cultura 'popular', na qual contam sempre mais as exibições ao vivo, as redes solidárias, a partilha, o do-it-yourself (auto-produção, auto-distribuição, passa-palavra) e, no fim de contas, pouco importará saber quem compôs ou escreveu o quê. O artista será cada vez menos um Divo (o Autor) e cada vez mais um jogral, trovador, bardo, griot." Este foi o grupo italiano de criação literária coletiva Wu Ming.